segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Computador em sala de aula


Computador em sala de aula
Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostrou que a maioria das escolas brasileiras já possui computador. Esse cenário, que poderia ser favorável para a educação, ainda apresenta falhas, pois apenas 12% das escolas instalaram os equipamentos em sala de aula.

A presença dos computadores em sala de aula poderia ajudar muito no desenvolvimento dos estudantes brasileiros. Esses equipamentos podem ser utilizados com objetivos pedagógicos, para incluir os estudantes na cultura digital.

Algumas práticas inovadoras na educação defendem a presença de computadores e tablets na sala de aula. Essa realidade, chamada de educação 3.0, depende de uma infraestrutura preparada para democratizar o acesso dos estudantes aos computadores.

Esse tipo de tecnologia na sala de aula serve para integrar os alunos, mas para utilizá-la é necessário que todas as escolas tenham um bom laboratório de informática e acesso à internet. Para tornar essa prática efetiva, o Brasil ainda precisa ampliar a infraestrutura tecnológica nas escolas.

Além disso, o país precisa reduzir o custo e ampliar a velocidade da internet; e precisa formar professores capacitados para lidar com a cultura digital. É preciso ter consciência de que um computador em sala de aula pode ampliar os horizontes dos estudantes e garantir informação, conteúdos interativos e jogos pedagógicos que podem contribuir para o processo de aprendizagem.

Atualmente, mais de 53% dos professores brasileiros são obrigados a levar seu próprio notebook para a escola quando querem apresentar algum conteúdo diferenciado aos alunos. Essa realidade deve ser modificada para ampliar a inclusão digital dos brasileiros.

fonte: http://www.clickestudante.com/computador-em-sala-de-aula.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário